Com taxa Selic impactando atividades econômicas, inflação medida pelo IPCA ficará em 4,7% ao longo desse ano, perto do centro da meta de 4,5%

 O mercado financeiro prevê que a Selic, a taxa básica de juros da economia, chegará a 9% ao ano em 2018. Para 2017, a projeção continua a ser taxa de 9,5% ao ano.

O mercado também prevê que a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 4,7% este ano. O patamar está próximo do centro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional, que é 4,5% com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

 As previsões estão no Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras. No início deste mês, as instituições consultadas para o levantamento ainda previam a taxa básica de juros na casa dos dois dígitos, em 10,25% no fim deste ano.

O mercado vem se mostrando mais otimista sobre a Selic depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduzir a taxa básica mais que o esperado, em sua primeira reunião de 2017. Em lugar da queda de 0,5 ponto percentual prevista, o Copom cortou a taxa em 0,75 ponto percentual.

Fonte :
EBC