Itaú, que administra a Redecard e a Hipercard, terá que atender a um cronograma de abertura para uso da bandeira Hipercard por qualquer credenciadora.

 Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (5) dois Termos de Compromisso de Cessação (TCC) com o Itaú, que controla a Redecard e Hipercard. No primeiro acordo, o Itaú se compromete a liberar, ao longo dos próximos dois anos, o uso de cartões da Hipercard em qualquer máquina de cartão, de qualquer credenciadora.

Atualmente, os cartões da Hipercard só podem ser usados em máquinas da Redecard.

"Lógico que isso fomenta o mercado de credenciadora. Você tem pequenas credenciadoras que não tinham acesso aos cartões da bandeira Hipercard", afirmou o superintendente-geral do Cade, Eduardo Frade Rodrigues.

Segundo Rodrigues, havia um inquérito no Cade que investigava a prática anticoncorrencial envolvendo a Hipercard e a Redecard, além da exclusividade entre a Cielo com a Elo e American Express.

O superintendente explicou que o processo segue em andamento, com a investigação envolvendo a Cielo. O Itaú, Redecard e Hipercard serão retirados do inquérito por causa do TCC.

No outro acordo, a Redecard se comprometeu a abrir suas máquinas de cartão para outras credenciadoras. Segundo Rodrigues, a Redecard abria suas máquinas de cartão para a Cielo, mas não abria para pequenas credenciadoras, o que obrigava lojistas a terem mais de uma máquina para poderem atuar com mais de uma credenciadora.

"Com o acordo, a Redecard se compromete a abrir os seus pinpads [máquina de cartão] para todas as credenciadoras", afirmou.


Fonte: G1